QUEM SOMOS

QUEM SOMOS

Somos uma organização que há 54 anos atua na Amazônia, Norte do Brasil, no Estado do Pará, na cidade de Belém. Uma região de profundos contrastes sociais e econômicos que demanda ações contínuas para reduzir a desigualdade e abrir oportunidades para sua comunidade. Nossa ação é totalmente gratuita. Uma associação sem fins lucrativos, objetivando o desenvolvimento da qualidade de vida e autonomia econômica, social e pessoal de famílias em condições de vulnerabilidade e riscos sociais na periferia de Belém.

 

COMO TUDO COMEÇOU

O fator principal para a criação do Jardim das Oliveiras foi o amor. Tudo começou em 15 de maio de 1971, com o nome de “Jardim Espiritual – lar da criança sem abrigo”. Raimundo Silva e Maria Luísa Silva que foram os responsáveis por iniciar a ação de criar um abrigo em que atendesse crianças, com idade até 3 anos, em situação de risco e abandonadas.

Com o tempo deixou de operar como um abrigo para assumir a função de espaço assistencial e apoio a comunidade local.

Em 1981, houve mudanças. Raimundo Silva, que foi um dos fundadores, faleceu. E um novo estatuto foi redigido e a razão social passou a ser – “Jardim Espiritual Irmã Rosália”. Mas foi em 1987, a pedido de D. Luísa Silva, já idosa, que um grupo de amigos, Alberto Almeida e os familiares assumiram a direção do “Jardim Espiritual Irmã Rosália”. Em 1989 houve mais uma alteração no Estatuto, passando a chamar de: “Grupo Espírita Jardim das Oliveiras”.

Com isso, atividades de evangelização foram criadas - como grupos de estudo da doutrina espírita e uma creche para crianças até 6 anos, com o objetivo de ajudar as mães que não tem com quem deixar os filhos enquanto trabalham.

Percebendo a ausência de educação formal no bairro, foi feito um convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), para a implantação do Ensino Fundamental, que durou até quando as escolas públicas foram inauguradas dentro dos bairros Castanheira e Guanabara.

Com o fim do ensino fundamental no Jardim das Oliveiras, percebeu-se a necessidade de implantar o atendimento para a família como todo. Assim, com o apoio da CAPEMISA Instituto de Ação Social (CAPEMISA Social), além das crianças atendidas, os adolescentes, pais e idosos passaram a fazer parte da assistência familiar oferecida pelo Jardim das Oliveiras. Para tanto, foram contratados assistentes sociais e instrutores. Foi criado junto com as famílias um Plano de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, envolvendo cada um em ações produzidas no Jardim das Oliveiras para contribuir com esse desenvolvimento pessoal e qualidade de vida familiar.

Hoje o Jardim atende famílias inteiras, todos os membros fazem um plano de desenvolvimento e qualidade de vida. São 70 famílias, 360 pessoas envolvidas diretamente. Junto com a comunidade o Jardim atende perto de 1.000 pessoas por mês. Há educação infantil para 100 crianças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Alimentamos cerca de 200 pessoas por dia; fazemos mais de 1500 consultas médicas odontológicas e psicológicas por ano; estamos integrados em toda a rede socioassistencial pública e privada; Atividades que liberam a criatividade com música, dança, esporte, culinária, atelier, bordado, violão, flauta, coral, brincadeiras, leituras interativas, contação de histórias, aprendendo liderar, tanto para crianças, adolescentes quanto adultos e idosos envolvendo praticamente todos que estão no programa de atendimento do Jardim. Tudo isso mergulhados na natureza exuberante que a instituição e o clima Amazônida oferece. Em média, investimos 75 reais mensais por pessoa atendida. E continuamos seguindo nesse foco.

 

O QUE QUEREMOS

Contribuir para a construção de um mundo humanamente feliz, ecologicamente harmonizado através de programa de assistência à famílias da comunidade do entorno do Jardim das Oliveiras com as seguintes ações:

Proporcionar meios de eliminar as dores da miséria e da violação de direitos.
Promover a autonomia das famílias e todos os membros que as compõem.
Oferecer condições para o desenvolvimento criativo, através da arte, do esporte e da educação cidadã, a todos os envolvidos.

 

MISSÃO

Promover integralmente o ser para o Bem.

 

VISÃO

Ser referência como espaço de promoção para a emancipação de famílias socialmente carentes.

 

VALORES

Amor, fraternidade, solidariedade, liberdade, ética, honestidade, respeito, transparência.

ACESSIBILIDADE

 

Para navegação via teclado, utilize a combinação de teclas conforme o modelo abaixo:

ALT + [Nº de atalho]

 

Atalhos de navegação:

Alt+1 - Ir para o Menu

Alt+2 - Ir para Projetos

Alt+3 - Ir para o Rodapé

 

Tamanho da Fonte: